" Eu não me importo se você é branco , negro , hétero , bissexual , gay, lésbica , baixo , alto , gordo , magro , rico ou pobre . Se você for gentil comigo , eu serei gentil com você simples assim " ( Eminem )

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

A chama da Representatividade

             A homossexualidade não é coisa moderna e não foi inventada no último século. Os Gregos que o digam. Não sei de onde vem a bobagem de fiscalizar o brioco alheio e nunca entenderei onde isso afetaria a masculinidade de alguém. No mais só creio que isso venha do machismo, pois tudo que é comparado ou equiparado ao feminino é inferiorizado e desprezado. 
Na noite desta quinta-feira, 04, dois condutores se beijam no momento do revezamento da tocha olímpica em Ipanema. Tocha segue para cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
             Achei isso lindo e importante neste momento de visibilidade mundial. Que todas as causas sejam vistas através desta chama, que simboliza a união de tantos países. Que num futuro não muito distante, seja tão comum quanto deve ser, estar ao lado de alguém que se ama, independente do sexo.

5 comentários:

  1. Também vem do machismo o medo de "se tornar gay", como se isso fosse possível, ao presenciar uma cena sexual/amorosa entre dois homens. Não pude acompanhar a abertura - o que vi foi depois pelo noticiário - mas pude avaliar que o beijo foi um momento lindo. E se alguém chiar, é pedir pra pessoa aprender sobre a história dos gregos, os inventores da Olimpíada. Para eles, o amor entre homens tornava o atleta ainda eficiente e pronto para se superar e ser o orgulho do parceiro.

    ResponderExcluir
  2. Visibilidade é vital nessa busca do pleno respeito pois ainda vivemos em tempos tão injustos, tão desiguais.

    Sou um jovem gay que vive com medo dentro do armário, ainda vivemos em um tempo machista, heteronormativo, racista, homofóbico.

    Minha família infelizmente é homofóbica, eles não podem saber que sou gay, que tenho namorado e acho que nunca teremos uma relação verdadeira como família pois minha verdadeira condição, o meu eu real nunca será quem eles conhecem.

    É tudo tão injusto, casais héteros podem tudo, podem fazer qualquer coisa em locais públicos, muitos até passam constrangedoramente do ponto, já um casal homo não pode nem andar de mãos dadas que já corre o risco de acontecer algo.

    É tão injusto não poder ser quem se é de verdade, é tão injusto não poder demonstrar carinhos públicos.

    Mãos dadas, abraço forte com rosto no ombro, um simples selinho, seria tão bom poder ter esses inocentes atos de carinho em paz e sem medo enquanto passeamos.

    Espero que um dia a situação melhore mais e mais e exista de fato respeito à toda e qualquer diversidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Fico a saltitar todas as vezes que o tema e jogado na cara da sociedade assim, no susto.

      Pois é querido, e ainda tem muita gente que diz que o machismo, racismo e a homofobia não existem. Mas peço que tenha calma. Você terá sim um momento de abertura com a sua família, mas como você disse, és um jovem gay e de fato, não deve ser a hora certa. ideal é que você se assuma quando puder se bancar ou ser independente da sua família. Algumas são bem intolerantes e nocivas, então vá sim com calma.

      Mas acho que você se equivoca quando diz que não pode ser quem és. Pode sim e deve, o negócio é que terá de ter peito para enfrentar as consequências disso. Os gays afeminados são prova disso, são heróis da resistência, que nunca deixam de ser quem são por conta de nada ou de ninguém. Quanto a demonstrar afeto, creio que há hora e lugar certo para tudo.

      Abraços querido.

      Excluir
    2. Oi Gu, entendo e agradeço suas palavras.

      É possível, basta querer e pagar o preço, mas sim, qualquer um pode ser o seu eu verdadeiro.

      Mas temo pela minha segurança, não sou independente, minha família é por demais homofóbica e preconceituosa, pra mim é arriscar demais sair do armário, não dá, um dia vai dar, espero, mas ainda não é a hora.

      Estudo em uma cidade vizinha da cidade onde moro com minha família, isso foi bom, tenho um pouco de liberdade e posso ver meu namorado mesmo que por pouco tempo, é tão bom esse tempinho que passo com ele, é tão reconfortante pro meu coração que vive apertado no armário que tenho que manter na outra cidade.

      Meu namorado é assumido, a família dele o aceita de boa, também são legais comigo, mas por eu viver no armário, quando estamos em locais públicos não andamos de mãos dadas, não nos beijamos, não trocamos carinho, ele é tão legal comigo por me entender e não ficar chateado ou me cobrando pra ter mais coragem.

      Ficarei no armário até ser seguro pra poder sair e estar independente, vai demorar mas é o jeito mais seguro.

      Excluir
    3. Eu entendo querido. Chegará sim o seu dia. Estou torcendo por você viu. Aliás, chegará o dia, em que o armário, será apenas para as roupas, e não para seres de luz como nós. Força e paciência aí. Vai dar tudo certo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...