" Eu não me importo se você é branco , negro , hétero , bissexual , gay, lésbica , baixo , alto , gordo , magro , rico ou pobre . Se você for gentil comigo , eu serei gentil com você simples assim " ( Eminem )

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Un Rubio

    Un Rubio - (O Loiro)

     Eu não poderia deixar de vir aqui, neste cantinho tão íntimo, falar sobre o longa Argentino Um Rubio. Assisti um trechinho do filme no Tick Tock, e o mesmo, estava acompanhada com uma linda canção (Never Behind-pedro irustra), não pude resistir e fui atrás.

     O filme começa quando dois amigos, Gabriel e Juan, começam a dividir o mesmo apto. Bom, a gente já sabe onde isso irá chegar, mas o importante é a caminhada até lá. Nada acontece as pressas. A tensão sexual entre os personagens angustia, e nitidamente, isso segue devido ao machismo entre ambos e a nítida falta de jeito que eles tem em desenvolver a relação.

     Os personagens centrais são tão inexpressivos que incomoda. Percebe-se que não conseguem lidar com os próprios sentimentos, ao mesmo tempo, em que sentem uma incrível atração sexual entre si. Até que depois de uma intenso momento intimido, os dois entram em um relacionamento oculto e profundo, de forma que ficam arrebatados quando estão juntos. No entanto, Juan, mulherengo e de muitos amigos, não aceita que possam ter uma vida “comum/normal”. Juan é flagrado a distância por Gabriel, com carícias por outro rapaz. Tipo, pra ele tá ok a “brotheragem” mas assumir jamais.

      Gabriel é um fofo. Ele tem uma filha e é lindo o momento em que ele se assume para ela, que o aceita lindamente, como geralmente, as crianças amadas e bem comunicativas fazem. Ele perdera a mulher no passado, e como não foi sincera com ela, achava que havia sido castigado.

     Por fim, o filme poderia ter uma hora no máximo e não quase duas. Muitos personagens desnecessários, preenchem o filme com cenas desinteressantes e relações não discutidas. Os conflitos são evitados ao máximo e não há um ápice que eleve os diálogos. Faltou edição! Eles trabalham juntos e possuem amigos em comum, mas não há sub-tramas ou algo que seja aproveitado ou aprofundado. Filme fraco, mas a relação e tensão entre os protagonistas, nos segura sim, só pra acompanharmos o desfecho.

     Alerta de Spoiler: Por fim, Juan engravida a peguete dele. Gabriel precisa sair o apartamento para ceder o quarto para a criança que está por vir. No fim, a realidade é esta mesmo. Conheço homens que vivem ou já viveram assim e não, não está tudo bem. Enquanto não assumirmos os nossos amores e nossos desejos, nunca haverá completude em sermos felizes, com alguém ou sozinhos, tanto faz. O que precisamos é sermos honestos e tudo ficará bem. A covardia de Juan, em não largar sua vidinha heteronormativa, com seus joguinhos de futebol rodeado de machistas  misóginos, o privou de uma vida linda ao lado de ‘Gabo’, este termina o filme ao lado da filha. Ele aparentemente está feliz por ter vivido ao assim. Juan o propôs continuarem se encontrando. Ficou nítido pra mim que ele nunca o fizera... Que bom. Algo tóxico tem de partir, pra coisas boas surgirem. Não é por que te faz bem as vezes e te machucam sempre, que precisa permanecer na sua vida!

_________________________________________________________

Sinopse: Nome do Filme: Un Rubio (The Blonde One)

Nos subúrbios de Buenos Aires, Gabriel acaba de alugar um quarto na casa de Juan, com quem trabalha numa marcenaria. Gabriel é muito quieto e tem uma filha pequena. Juan é um cara festeiro com muitas namoradas a disposição. Tímido e reservado, Gabo está relutante com os sinais e investidas de Juan. Seus sentimentos parecem estar no lugar, mas a atração entre os dois é inegável. O que começa como uma relação sexual casual, logo se transforma em um relacionamento íntimo e terno, que é tão doce quanto desolador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...