" Eu não me importo se você é branco , negro , hétero , bissexual , gay, lésbica , baixo , alto , gordo , magro , rico ou pobre . Se você for gentil comigo , eu serei gentil com você simples assim " ( Eminem )

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Fui Doar Sangue....

     Hoje eu fui cumprir uma missão que adquiri há mais de 10 anos atrás, fui doar sangue. Eu me adaptei e não sinto tanto o desconforto que todos dizem ter ao doar. De fato, a agulha é mais grossa que o normal, mas é tudo tão rápido, que não chega a ser um incômodo realmente...

      Foi tudo normal. Fazia algum tempo que eu não ia a um hemocentro, pois fiz uma tatuagem e é necessário aguardar o tempo correto. Por fim, todos os profissionais que eu conheciam haviam sido transferidos ou acabou os seus contratos. Todos novos. Foi tudo legal até eu entrar na sala do médico responsável, que não era o mesmo também. Aliás, o antigo era atencioso e sincero, e sempre me dava ótimos conselhos. Este, por algum motivo, sinto como se ele tivesse me lido na hora que me viu. Na hora X do questionário, me perguntou sobre "ter estado com gays recentemente". Eu fui sincero e disse não, {afinal, o Cleitom era Pai de família e se dizia hétero, logo não era gay-hahaha}. Ele me perguntou se eu sabia que isso descartaria meu sangue. Disse que sabia sim... Daí então ele me cumprimentou e me liberou.

       Fiquei angustiado. Não por peso na consciência, afinal nunca transei de fato com um homem com penetração, e sexo oral, não faço a meses e da última vez, tomei todas as medidas necessárias para minha proteção. Sem falar que larguei a linha banheirão faz tempos... Bom, o fato é que muitos "héteros" recebem sangue de viadinhos como eu, e muitos héteros são muito mais imundos que hordas de gays que conheço. Por fim, fica o nó na garganta pelo julgamento pré formado, pelo sangue de muitos que é descartado e por tantos gays que valem a pena e que adorariam ajudar, mas não podem, pelo simples preconceito do sistema. Lamentável. Ser gay, te coloca automaticamente na linha de risco, como se obrigatoriamente você fosse promíscuo por ser quem és... Chateia, machuca e pode estar certo, um dia irão implorar para que gays doem sangue, e neste dia, muitos se recusarão, por que foram feridos pelo sistema, e virar as costas para o sistema, é algo que o gay faz bem até demais.

9 comentários:

  1. Também acho injusto!!! Se o sangue é testado...que diferença faz?

    Abraços Gu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Todos não passam pela triagem? Por que eliminar os de grupo de risco sem ao menos se dar o trabalho de testá-los? Seria um processo tão trabalhoso assim?

      Excluir
  2. Realmente é algo lamentável. Tomara que em breve esse tipo de pensamento acabe.
    Abraçosssss!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu não fazia ideia que o sangue pode ser descartado só porque o cara transou com outro. É muita idiotice!! Como bem disse a senhorita ali em cima: Se o sangue é testado, que diferença faz???? Homossexualidade agora é contagiosa e eu não estou sabendo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que o Doutor me explicou na entrevista, só o fato de ser Gay já exclui seu sangue. Sim, lamentável. Ser gay não é contagioso e não somos todos promíscuos para estarmos no tal "grupo de risco". A OMS deveria rever isso... Sim, eu "Omito" que sou gay para doar sangue. Acho um ato político e um ato de cidadania também.

      Excluir
  4. Boa noite. Muito bom o seu texto. Esse tema é realmente polêmico. É uma falácia pressupor que todos os homossexuais fazem sexo sem proteção, que vivem na promiscuidade... Muito embora, vários caras gays que eu conheço tem esse comportamento, principalmente os não assumidos que tem "vida dupla". Ainda assim, penso que deveriam fazer o teste para se ter uma evidência científica que justifique a exclusão da pessoa.
    Abraço!
    L.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite. Uma felicidade encontrar comentários aqui. Me sinto sempre motivado.☺ Muitos caras gays que conheço são assim, promíscuos e descuidados, mas os héteros que conheço também, então acho que é mais do gênero masculino que da orientação sexual. Obrigado pela presença aqui.

      Excluir
    2. Descartar a doação de sangue de alguém só pela condição sexual é uma das maiores burrices que eu já vi. Tem gente que é promíscua mas se cuida e só faz sexo protegido. Tem gente que tem só um parceiro e pegou aids porque não se protegeu antes de fazer os testes. Tem hétero com aids. O que deveria valer é o teste de aids no sangue doado e não a condição sexual. É preciso que as organizações de militância comecem a lutar para mudar esse absurdo, para bem de todos.

      Excluir
    3. Concordo plenamente. Por ano, milhares de pessoas precisam e não recebem a quantidade de sangue necessário em transpantes, operações, cirurgias... Óbvio, isso causa muitos transtornos e até mortes. Dá pena ver uma saúde tão precária e preconceituosa.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...